Como gerenciar crises e manter seu clientes satisfeitos.
Toda empresa pode passar por crises, isso é fato, isso pode ameaçar a imagem dos negócios, causar grandes prejuízos econômicos e até mesmo a perda de clientes. O importante é como ela vai sair. Saber lidar com essa situação minimiza os riscos e direciona soluções rápidas e assertivas.
Um bom planejamento prévio pode ajudar sua empresa a prevenir impactos negativos causados pelas crises e também funciona para intensificar e gerar novos negócios. Cada empresa deve focar esse planejamento de acordo com sua necessidade e realidade.
Uma das principais consequências das crises e a quebra de confiança. Para evitar as crises ou encontrar soluções para gerenciá-las é preciso tomar algumas atitudes:
• Assuma a responsabilidade dos erros e aponte soluções e ações rápidas e coerentes, assim terá mais chances de corrigir os erros e reconquistar a confiança dos clientes.
• Conheça seus clientes! A maioria das crises acontecem porque as empresas não conhecem os clientes e suas necessidades. Esse conhecimento melhora o relacionamento com o cliente e facilita o processo de entendimento em caso de crise.
• Mantenha uma boa comunicação com seu cliente, isso envolve informação e orientação, criando ainda mais valor para a empresa.
• Coloque-se no lugar do cliente e tente resolver os problemas da melhor forma possível.
• Não se omita, nem deixe o cliente sem solução. Essas são as maiores causas de perda de clientes. Empresas que resolvem o problema são bem vistas e conseguem manter o cliente ao seu lado.
Passou a crise, ufa! Agora é só relaxar! Nada disso, esse é o momento de fazer uma análise da crise ocorrida e refletir sobre o que pode ser feito para melhorar os processos da empresa, bem como a possibilidade de investimentos em treinamentos e capacitação dos seus colaboradores.